Como a tinta pode danificar o cabelo

Resultado de imagem para tinta pode danificar o cabelo

Como a tinta pode danificar o cabelo

São muitas as pessoas que utilizam tinturas para o cabelo, seja para mudar sua cor natural, para esconder os fios brancos e mostrar uma imagem mais rejuvenescida. Existe uma crença muito difundida de que os corantes são prejudiciais para o cabelo, podendo até danificá-lo e acelerar a sua queda. Isto é realmente verdade?
Para abordar o tema é importante ressaltar, em primeiro lugar, que existem tinturas naturais e corantes sintéticos, cada um com suas particularidades. Vejamos quais são.

TINTES NATURAIS
Os corantes naturais são os mais recomendados para pessoas alérgicas a corantes sintéticos. Estes podem ser vegetais (como a Henna, a camomila) metálicos.
A henna é um pigmento natural de cor avermelhada. Obtém-Se a secagem de folhas e plantas da planta Lansonia. Permite tingir o cabelo, mas a cor é pouco natural. Uma de suas vantagens é que não é prejudicial para o cabelo.
A tintura de camomila dá cor amarelada e sua extração é de flores secas de Matricaria Chamomilla. É especialmente útil se o que se quer é tirar a cor do cabelo.

Resultado de imagem para tinta pode danificar o cabelo

Os pigmentos metálicos que são utilizados para tingir o cabelo cinza, têm como princípio ativo sais metálicos e dão um brilho metálico para o cabelo. É importante usar produtos de qualidade, uma vez que alguns metais podem gerar toxicidade e danificar o cabelo. Neste caso, como com o resto de tintas, recomenda-se não aplicar o produto sobre a pele danificada ou utilizar um remédio para queda de cabelo feminino.

CORANTES SINTÉTICOS OU ORGÂNICOS
Estes corantes podem ser temporárias, semi-permanentes e permanentes.
Os temporários são pouco alérgicos, e são amplamente utilizados para colorir o cabelo de forma temporária, como o seu nome indica, já que se eliminam facilmente depois de várias lavagens com shampoo.

Imagem relacionada

Os corantes sintéticos, semi-permanentes diretas são especialmente úteis para escurecer o cabelo, mas não para esclarecer o assunto. Sua aplicação é simples, assim que você pode aplicar em casa de forma pessoal como em um salão de cabeleireiro.

As tinturas permanentes por oxidação são os mais utilizados, e funcionam da seguinte forma. O corante penetra na estrutura capilar e o corante é fixado no córtex e na medula do cabelo. Estes, como o seu nome indica, são permanentes e, portanto, não desaparecem com a lavagem. O grande inconveniente é que existe um perigo de sensibilização e de fragmentação do cabelo, por isso é recomendável fazer um uso adequado deles e sempre usar produtos de qualidade.

Em suma, se se realiza um uso correto dos corantes nosso cabelo não tem por que ser danificado. É importante ter um cuidado especial, tanto durante quanto depois do tratamento usando shampoo e produtos adequados ao cabelo, como DHT Blocker. Desta forma, você vai conseguir ter o cabelo da cor que você deseja e, ao mesmo tempo, ter um cabelo saudável.