Como as placas de alisamento afetam nosso cabelo? Veja

Resultado de imagem para placas de alisamento afetam nosso cabelo

Como as placas de alisamento afetam nosso cabelo? Veja

Há pessoas que costumam variar de penteado com certa frequência, e para levar a cabo estas mudanças de look recorrem a ferramentas como as placas de alisamento de cabelo. Quais são esses aparelhos inofensivos para o cabelo, pelo contrário, podem vir a danificá-lo?
Antes de abordar esta questão, devemos ter em mente que o simples fato de querer alterar as características do nosso cabelo já representa um risco para o mesmo. Cada pessoa tem uma genética particular que determina que o seu cabelo tenha uma cor específica, um tipo de onda, densidade, etc., A alteração destas características inatas poderia afetar a saúde do cabelo.

Imagem relacionada

A prancha para alisar o cabelo é um dos aparelhos que põe em risco a saúde capilar. Tem um grande potencial a nível estético, mas implica um perigo para o cabelo devido às altas temperaturas a que o submete. O abuso e o mal uso de ferro e outros itens para o cabelo podem acelerar a sua queda, tornando-o quebradiço provocando ressecamento capilar.

Há que ter em conta que cada cabelo reage diferente a exposição ao calor, de acordo com sua estrutura (espessura, etc) e necessita de um remedio para queda para cada tipo de cabelo, além de estarmos alterando com outros fatores, como os corantes. Quanto mais fino o cabelo, por exemplo, mais sensível é, e por tanto mais dano que poderia sofrer com o calor emitido pela tábua de engomar.
O cabelo oleoso, por sua parte, tem uma maior resistência às altas temperaturas que o seco, porque a fase gordura protege. Quando o cabelo está tingido e aplicam-se chapas de alta temperatura sobre o cabelo, a cor se perde antes, já que os corantes não costumam estar preparados para resistir a temperaturas tão elevadas.

Imagem relacionada

Por que o calor danifica o cabelo?
Utilizamos a prensa para ter o cabelo liso em cabelos cacheados) para que a temperatura (fonte de energia) desestabiliza a estrutura helicoidal da queratina, tornando-se longitudinal. Como esta nova conformação não é estável nem natural, o cabelo se torna mais frágil e com maior sensibilidade diante de qualquer agressão externa.
Quanto maior é o número de passes, mais risco teria de ocorrer algum dano. Recomenda-Se pegar mechas pequenas e não fazer mais de duas passadas. No caso de precisar de outra, é melhor esperar o cabelo esfriar.

Quanto à frequência de uso, teria que evitar usar a chapinha com frequência. Recomenda-Se proteger o cabelo com produtos adequados e aplicar máscaras condicionadoras para manter o cabelo hidratado. Por último, na hora de escolher ferro de engomar, é importante que ela seja de boa qualidade, e que tenha uma camada protetora de cerâmica, turmalina semelhante.

Pelo explicado acima, recomendamos a sua utilização de forma respeitosa, aliadas ao uso de hair loss blocker anvisa para evitar grandes danos ao cabelo e assim possamos conviver com o cabelo para que viva muitos anos.